domingo, 6 de novembro de 2011

Interatividade e interação

Por Michely Galvão

Os conceitos de interação e interatividade se confundem, talvez por conta das relações que abrigam essas propostas. O conceito de interatividade,  nasce  a partir do conceito anterior contextualizado  no campo da informática. Segundo Silva (2008), o termo “interativo”  tem servido para qualificar qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao seu usuário algum nível de participação ou de suposta participação e que a interatividade está na disposição ou predisposição para mais interação, para uma hiper-interação, para bidirecionalidade (fusão emissão-recepção). Dentro dessa perspectiva, interatividade, consiste em uma participação ativa do receptor, que além de captar a mensagem intervém na construção da mesma descaracterizando a passividade e linearidade da mensagem.

Uma vez, explicitados amplamente os conceitos de interatividade e interação seguiremos mais adiante na compreensão deste último e suas subdivisões, na concepção de outros autores. De acordo com Primo (2007), a interação esta fragmentada sob duas vertentes: mútua e reativa. A primeira, se constitui de forma globalizada, aberta e voltada para evolução e desenvolvimento. Seu processo está em constante negociação. Esse dinamismo porém, provoca uma teia de informações imprevisíveis que são decodificadas e resignificadas a todo instante pois são geradas por agentes potencialmente inteligentes e criativos. Já a interação reativa, é baseada no oposto da  mútua. Sua característica fechada e mecânica,  limita a ação do agente a uma reação previsível, numa relação objetiva de causa e efeito.

Partindo do pressuposto que interatividade, é reformulação constante da mensagem durante a emissão /recepção da informação, imagino que podemos afirmar que interação mútua e interatividade compartilham as mesmas características promovendo uma fusão entre elas. Assim, nem toda interação é interatividade, mas toda interatividade é interação.



REFERÊNCIAS



SILVA, Marco. O que é interatividade. http://www.senac.br/informativo/BTS/242/boltec242d.htm



PRIMO, Alex. Interação mútua e interação reativa : uma proposta de estudo. http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/int_mutua_reativa.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário